5 Dicas Para Cuidar E Proteger O Cabelo Cacheado No Dia A Dia

como cuidar dos cabelos cacheados no dia a dia
Como cuidar dos cabelos cacheados em situações diversas do dia a dia



Ter cabelo cacheado é maravilhoso não é? Lindas madeixas encaracoladas decorando sua cabeça, destacando você entre tantas! E o melhor é que cuidar de cabelos cacheados não dá nenhum trabalho, certo?

Errado! Dá e muitas vezes não é pouco.

Dá tanto que você veio cair de para quedas nesse artigo onde vou mostrar como você pode cuidar e proteger seus cachos em 5 ocasiões comuns do dia a dia.

Seja na piscina, academia, uma hora você enfrentará alguma situação desse tipo onde a saúde, resistência e brilho dos seus cachos serão colocados à prova. E aí, o que a gente fazer nessa hora para não prejudicar nossos cachinhos? É o que você verá agora.

01 - Dormindo

como cuidar dos cabelos cacheados ao dormir
Cuide bem dos seus cachos na hora de ir para a cama para evitar
qualquer surpresa desagradável pela manhã :)

Quando você se vira e mexe na cama, muita fricção é formada. Por causa disso, é recomendável que você compre uma fronha de seda, algodão com muitos fios ou cetim para assim reduzir a fricção e consequentemente as pontas soltas. 

Quanto mais confortável e suave o algodão, menos danos seu cabelo irá sofrer. Além do mais, você pode fazer isso:

Dormir de barriga para cima - evita que o cabelo do lado que você dorme fique mais fraco que o do outro. Ao deitar de barriga para cima, espalhe os cabelos pelo travesseiro (como se estivesse estendendo um véu). E coloque um travesseiro abaixo dos joelhos.

Assim você ficará em uma posição ergonômica com a nuca e os joelhos elevados.

Coque samurai - Mantenha a cabeça inclinada para frente e prenda o cabelo no alto usando um prendedor (de preferência de tecido). Depois de enrolar pela segunda ou terceira vez, deixe o cabelo parecido com um leque e não puxe.

Quando soltar o cabelo, use os dedos para mexer levemente na raiz.  Você pode optar por um creme ou apenas usar o borrifador.

03 - Na academia

Possivelmente, depois daquela atividade física, você irá lavar o cabelo certo? Nesse caso prenda-o na nuca ou ali pertinho do alto da cabeça com um tecido ou fita. 

como cuidar dos cabelos cacheados na academia
Cuidados com os cachos
na academia
Se você tem franja curta e não pretende ir direto para o banho depois de malhar, use uma daquelas bandanas finas na testa para tirar o cabelo do rosto.

Depois do exercício ela também ajudará a dar uma levantada na raiz. 

Ou você pode ainda girar os cachos que enquadram o rosto para o alto da cabeça, depois prenda-os com grampos. 


Fazer isso vai combater o frizz e regenerar a forma do cabelo quando estiver colocando ele no lugar.


3 - Na piscina

como cuidar dos cabelos cacheados na piscina
Cuidados com o cabelo cacheado na piscina
Tomar banho de piscina é tudo de bom. Só que melhor ainda é você fazer isso ao mesmo tempo em que cuida dos seus cabelos, pois o cloro usado na piscina pode desidratar os fios.

E se o seu cabelo for loiro ele pode acabar com uma tonalidade semelhante ao esverdeado e o castanho meio que cinzento. Por isso, antes de dar aquela caída, faça o seguinte:

Ponha um pouco de óleo de oliva extra virgem nas mãos e esfregue-as. Depois aplique nos cabelos com movimentos de cima para baixo. Dependendo da densidade do seu cabelo, você aumenta ou diminui a quantidade.

Fazendo isso, a água de cloro será repelida pelo azeite. Se preferir use um borrifador para facilitar a aplicação.

Se for usar touca de banho, passe um pouco de azeite de oliva no forro da touca para combater a quebra do cabelo e facilitar a remoção da touca depois de nadar.

Não lave o cabelo com shampoo depois de nadar. Pois o cloro e os sulfatos do shampoo combinados significam mais produtos químicos agredindo a superfície delicada do cabelo.

Após natação, lave os cabelos com algum produto sem sulfato ou condicionador botânico e enxágue em seguida para retirar o cloro.

Se estiver à beira da piscina, aplique mais condicionador com os dedos e deixe lá. 

4 - No mar

como cuidar dos cabelos cacheados na praia
Como cuidar dos cabelos cacheados na praia

Assim como a piscina, você também precisará ter alguns cuidados com o seu cabelo antes e depois de cair na água. Você pode usar o Yamasterol que contém babosa e D-Pantenol, que protege os cabelos contra o sol.

E como o cabelo tem uma tendência de sair do mar ressecado ele ajuda na hidratação e facilita o penteado. Portanto você pode aplicá-lo a cada mergulho.


como cuidar de cabelos cacheados quando for usar chapéu
Cuidados com os cachos ao usar algo na cabeça

5 - Usando capacete ou chapéu

Cabelos cacheados são flexíveis por natureza. Por isso se eles estiverem bem hidratados e saudáveis, o toque certo pode recuperá-los. Por isso não é muito difícil se recuperar depois de ficar um tempo espremido no chapéu ou capacete.

Mas para evitar qualquer tipo de problema quando for cobrir seu cabelo com um chapéu ou algo do tipo, faça o seguinte:

Antes de por o chapéu, aplique gel em um prendedor ou grampo e depois coloque na raiz do seu cabelo, de modo perpendicular ao couro cabeludo.

Isso vai manter a raiz elevada enquanto o peso do que estiver na sua cabeça, tentar jogar o cabelo para baixo.

Caso seu cabelo esteja abaixo do ombro, reúna com cuidado, os fios na nuca usando um prendedor revestido com tecido. Depois gire a ponta cacheada para cima e a prenda atrás com grampos.

Se tiver cachos curtos na frente, pegue parte deles e gire para trás, sentido do alto da cabeça. Fazer isso manterá a formação natural dos cachos para assim eles voltarem ao normal quando ficarem livres.

Pode parecer irresistível, mas evite ajeitar o cabelo com as mãos quando tirar o que estiver cobrindo seus cabelos. Opte por aplicar um borrifador ou só molhar um pouquinho as mãos com água corrente e depois colocar os dedos úmidos na raiz.

Incline a cabeça para frente e massageie levemente com os dedos para abrir o cabelo. E quando tirar as mãos do couro cabeludo, faça sem passar os dedos pelos fios.

Por último, amasse o cabelo de baixo para cima, da mesma forma que você faz com o gel quando vai modelar.

Concluindo 

Você acabou de ver algumas dicas que podem ser muito bem vindas para cuidar dos cabelos cacheados em situações comuns do dia a dia.

Seja para você que está na fase de transição ou já é uma cacheada veterana, esses cuidados podem ser aplicados em todos os tipos de cabelos cacheados.

Veja também:
Como fazer o hidratante de abacate em casa e aplicar corretamente nos cabelos
Como definir os melhores produtos para seus cachos e sua saúde
Como identificar o produto ideal para você seus cabelos e sua saúde
Como cuidar do cabelo cacheado com o método Curly Girl
Atualização: 1 ano de transição capilar



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...