Como Definir O Melhor Produto Para Os Cabelos Cacheados (E Sua Saúde)

Bom dia cacheada!

Dessa vez estou trazendo para você um artigo que irá lhe ajudar a acabar com aquela dúvida cruel que não sai da nossa cuca e nossos cachos também: "quais são os melhores produtos para meu cabelo cacheado?"

Bem, eu poderia continuar esse artigo falando para você que pela óbvia razão de você ser uma cacheada, o melhor produto para seus cabelos é o X, porque faz  isso, ou o Y porque faz aquilo. Mas não vou fazer isso, sabe por que?

Porque embora tenhamos lindos cachinhos em nossas cabeças, eles podem ter uma reação diferente para cada tipo de produto. Por exemplo, digamos que eu recomende que você use o um certo condicionador porque ele tem uma ótima hidratação.

Daí você vai lá toda feliz usá-lo no banho e começa a perceber que ele não era tudo aquilo que eu tinha falado. Ou pior, ele deixou uma péssima  impressão em seu cabelo!

É claro que essa situação não se aplica a todos os produtos. Há aqueles que funcionam muito bem sim em praticamente todas as cacheadas. Por outro lado há os que tem um resultado muito melhor em alguns tipo de cachos.

Por isso o que eu vou lhe mostrar a seguir são características que você deve ficar de olho para encontrar os produtos que serão os melhores para seu cabelo sem agredir a saúde dele e muito menos a sua:

qual o melhor produto para os cabelos cacheados
Entre tantos produtos, como saber qual é o melhor para seus cachos?

Produtos para usar na hora de lavar os cabelos

Use só os produtos sem sulfato. Detergentes normalmente encontrados nos shampoos são:


  • Sulfatos como o lauril éter sulfato de sódio (forte)
  • Sulfato de amônio (que também é forte) e o 
  • Lauril sulfato de sódio (o mais forte de todos).


Sempre verifique os ingredientes do produto para se certificar de que ele não contenha nenhum desse tipo de detergente.


Condicionadores

condicionador botânico para cabelos cacheadosUm condicionador botânico é o ideal. É importante que haja alta concentração de ingredientes que usam como base hortelã, alecrim e capim-limão. Um condicionador do tipo botânico ajuda a manter um escudo fotoprotetor ao redor das hastes capilares.

Outra vantagem dos produtos botânicos é que eles oferecem benefícios únicos para cabelos cacheados, como a hidratação. Olhe a primeira metade da lista de ingredientes e note se as plantas usadas nele estão listadas lá. Caso não, então a quantidade não é alta o suficiente para ter grande utilidade para seu cabelo.

Procure por condicionadores que tenham:

Hidratantes - dão maciez  e ajudam no controle do cabelo cacheado (que não é uma tarefa fácil). Busque por aminoácidos, azeite de oliva, babosa, propilenoglicol e extratos de erva cidreira.

Umectantes - eles absorvem a água existente na atmosfera e se prendem a ela. São indispensáveis em um condicionador para cabelos cacheados. Nomes como pantenol, glicerina vegetal e sorbitol são os que você deve procurar.

Emolientes - deixam seus cabelos suaves e reduzem o frizz porque eles amaciam a cutícula. Há um monte de emolientes, mas o que são especialmente indicados para cabelos cacheados são: óleos vegetais, manteiga de karité, óleo de jojoba, azeite de oliva, óleo de nozes, gérmen de trigo e ésteres cetílicos.

Corra dos produtos que contenham:

Silicone - Ingrediente ativo que está presente em praticamente todos os produtos para brilho. Material sintético normalmente usado na fabricação de plásticos, borrachas e produtos para polimento, o silicone na verdade, é criado para repelir a água, sem contar que não é biodegradável.

Por causa disso, qualquer produto com esse ingrediente vai agir como  um bloqueador em volta da cutícula, impedindo a absorção da umidade. Além disso, o silicone também pode prender nos cachos, impedindo que eles desenvolvam sua forma natural.

Géis

Na hora de comprar um gel, faça  um pequeno teste de pele: aplique um pouquinho nas mãos e esfregue-as em seguida. Se ele ficar com uma textura grudenta na sua pele, possivelmente ficará do mesmo jeito no seu cabelo.

Evite produtos que alegam ser "cremes para pentear" ou "ceras". Eles deixarão seu cabelo com uma textura dura semelhante a macarrão instantâneo cru. E acho que você não vai curtir isso nem um pouco.

Fuja dos géis que contenham:

Silicone - pelas mesmas razões que você não vai querer silicone em condicionadores, você também não irá querer nos géis. Ele irá repelir a água, impedindo que o cabelo absorva a umidade necessária. E para completar, o gel fica por mais tempo no cabelo que qualquer outro produto.

gel sem álcool para cabelos cacheados gelwhipÁlcool - pode parecer estranho, mas os álcoois causam um tipo efeito sonoro no cabelo. Ao usar o gel certo vai deixar seu cabelo com uma textura deliciosa de tocar e combaterá o frizz.

Álcoois como o cetílico, são bem vindos quando presentes em um produtos de limpeza, mas quando há a presença deles em géis podem causar frizz e deixar os cabelos super ressecados.

Além do mais, diferente dos produtos de lavagem que rapidamente podem ser enxugados, o gel pode ficar na cabeça de uma cacheada por um dia ou até mais. Se o gel contiver álcool, vai sugar a umidade do cabelo por dias e impedirá a hidratação.


Ftalatos - com o passar do tempo estão sendo descartados, devido a preocupações coma saúde. São usados em plástico com a função de aumentar a longevidade do material.

Parabenos - esses estão entre os conservantes mais utilizados nos cosméticos que combatem o crescimento de bactérias. Entre os mais vistos nos rótulos estão: metilparabeno, propilparabeno e butilparabeno.

De uns anos para cá alguns especialistas causaram polêmica ao questionar a segurança dos parabenos. Houve alguns que até afirmaram que os parabenos estariam ligados ao câncer.

Experimente fazer gel em spray

Os géis em spray modeladores são o que podemos definir como versões diluídas dos géis. As borrifadas são boas, principalmente para cachos soltos e ondulados por serem distribuídos suavemente pelo cabelo, sem pesá-lo.

Também é super bem vindo para dar aquela renovada durante o dia, seja qual for o tipo de cabelo. Você pode comprar ele pronto ou fazer você mesma em casa misturando uma  xícara de água fervida com meia xícara de gel. Espere a mistura esfriar, depois é só colocar em um borrifador.

Se você está sentindo que o cabelo precisa de mais força, adicione mais gel gradualmente à mistura até você conseguir uma consistência que funcione melhor para  seus cachos.

É orgânico ou não é?

Se tem uma coisa que a gente vê de montão são aqueles produtos que dizem ser "orgânicos""naturais", "com ervas" ou contendo diversos "ingredientes botânicos". Mesmo em lojas conhecidas a gente vê produtos assim. Mas na prática, esses nomes em muitos casos acabam significando quase nada.

"Por quê?"

Pelo simples fato dessas alegações não serem regulamentadas como deveriam, e por causa disso, qualquer empresa pode adicionar essas palavras  em seus rótulos para assim destacar um status aparente de orgânico ou natural e assim lhe convencer a comprar um produto ecologicamente correto.

Então como ter certeza de que o que você está comprando é realmente aquilo que diz ser? Na hora de comprar, vale dar aquela olhada para identificar se o produto tem um dos selos de certificação de produtos orgânicos ou naturais para cabelos.

ibd e ecocert produtos orgânicos e naturais cabelos cacheados
Selos de certificação EcoCert e IBD de
produtos orgânicos para cabelos

O IBD e EcoCert  estão entre os órgãos  principais, sendo que o primeiro é responsável por regulamentar aqui no Brasil as matérias primas usadas nos produtos, enquanto o segundo realiza essa tarefa no exterior.

Por exemplo, um produto com o selo IBD Certificado Orgânico, define os produtos orgânicos ou feitos com pelo menos 70% de ingredientes orgânicos. Por isso, vale a pena ficar de olho!

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um artigo e espero que o que você acabou de ler lhe ajude a definir de uma vez por todas quais os produtos você irá adotar como melhores, para usar em seus preciosos cachos e assim garantir que eles cresçam e se mantenham lindos e acima de tudo, saudáveis.

Veja também:
4 maravilhosos produtos para usar nos cabelos em transição
Atualização: 7 meses de transição capilar
Como cuidar dos cabelos cacheados no dia a dia
Transição capilar: Quanto custa?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...