Como Identificar Seu Tipo De Cabelo Cacheado E Cuidar Bem Dele

Você já se perguntou sobre qual é seu tipo de cabelo cacheado? Sabia que conhecer seu tipo de cabelo é mais importante do que se pensa para cuidar dele do jeito certo?


É sério! Mesmo sendo uma informação tão importante, ainda tem muita mulher que não conhece de fato os próprios cachos. E não saber isso pode fazer com que o sonho de deixar o seu cabelo bem cacheado e lindo como sempre sonhou fique mais longe.

Mas nada de desespero! Porque aqui você vai descobrir à partir de agora qual tipo de cabelo cacheado é o seu e através de dicas bem simples, saber como cuidar bem dele.

tipos de cabelos cacheados como saber
Qual o seu tipo de cabelo cacheado?

A química por trás do seu cabelo


Vamos começar analisando brevemente a química por trás dos seus cabelos: desde que nascemos, ganhamos um padrão de cachos e textura feitos especialmente para cada uma de nós. E a partir disso assumimos um tipo de cabelo que pode estar entre liso, ondulado, cacheado (e suas variações) ou crespo.

O grau de curvatura dos cachos é baseado no número de ligações entre a queratina dentro do eixo do cabelo. Portanto, quanto maior for as ligações de pontes dissulfeto, mais texturizado será seu cabelo. Por outro lado, quanto menor for as ligações, mais liso será o tipo de cabelo.

Pontes dissulfeto são as ligações mais fortes que há no cabelo e pode ser alterado permanentemente apenas através de tratamento químico.

E depois desse processo, elas não voltam mais a ser como eram anteriormente, a não ser que se faça um novo tratamento químico (é o que ocorre nos relaxamentos e alisamentos definitivos ou permanentes).

Ao usar o produto certo para cuidar do seu cabelo, você pode escapar de vários produtos químicos e optar por um estilo de vida capilar mais natural.

Cabelos tipo 2, 3 e 4

Basicamente os cabelos se dividem nos tipo 1, 2, 3 e 4 e são subdivididos nas categorias A, B e C. Não vou falar do tipo 1 aqui, pois se trata cabelos lisos, que não é o nosso caso. Então vamos ao que interessa! 

Cabelos tipo 2: ondulados

Ao contrário do que muita gente pensa, cabelos ondulados não são lisos e nem cacheados. Na verdade eles estão no meio desses dois. Assim como os lisos, cabelos ondulados refletem um excelente brilho e permitem muitas opções de estilo que podem ir tanto para um visual liso quanto cacheado. 

Embora esse tipo de cabelo seja bem resistente e não danifique com facilidade, ele é o mais propenso a frizz.
cabelos cacheados tipo 2c
Cabelos tipo 2c
cabelos cacheados tipo 2a
Cabelos tipo 2a

cabelos cacheados tipo 2b
Cabelos tipo 2b

Dicas para cuidar dos cabelos ondulados: Penteie os cabelos só depois de lavar. E prefira fazer isso com os dedos, para não resultar em fios arrepiados. E depois de lavar você pode tirar o excesso de água apertando o cabelo com um papel toalha ao invés de uma toalha comum. E aplique o produto sem enxágue

Na hora de dormir faça o seguinte: separe os cabelos em mechas, torça-as e prenda. Isso fará com que os fios fiquem ondulados quando você acordar e evitará o frizz.

Outra dica para combater o frizz e ajudar a diminuir o volume (se for o seu caso): adicione algumas gotas de silicone no seu produto leave-in.

Cabelos tipo 3: cacheados

E aqui estão eles! Os nossos queridos cabelos cacheados seguem um tipo de padrão que pode ser vistos como ‘s’ ou ‘z’. Esses padrões permitem que você se divirta com várias opções de estilo. Por outro lado, um grande desafio encontrado nesse tipo de cabelo é lidar com a secura dos fios.

Esse vilão faz a hidratação natural dos fios ser bem mais difícil. Sem contar a presença de frizz, ou aqueles fios arrepiados chatíssimos.

Para um melhor cuidado dos cabelos, use produtos de origem orgânica que não vão comprometer a integridade dos fios e fortalecer as mechas secas de dentro para fora. Confira os tipos 3a e 3b:




cabelos cacheados tipo 3a
Cabelos cacheados tipo 3a

cabelos cacheados tipo 3b
Cabelos cacheados tipo 3b
Já o cabelo tipo 3c possui todos os atributos de um cabelo cacheado, é mais volumoso e por causa disso requer um cuidado ainda maior, pois ele está mais propenso a emaranhados, quebra, secura e frizz. Alguns assumem o padrão “s” enquanto outros o “z” ou até uma textura entre eles.

cabelos cacheados tipo 3c
Cabelos cacheados tipo 3c

Dicas para cuidar dos cabelos cacheados: caso seu cabelo seja muito seco, deixe de lado o xampu e opte por usar apenas o condicionador para lavar os fios uma vez por semana. Ou quantas vezes for preciso para não deixar que seu cabelo fique armado.

Antes de começar a lavar seu cabelo use algum tipo de óleo de tratamento (pode ser um de coco ou outro que você se deu melhor). 

Aplique no cabelo todo e espere pelo menos cinco minutinhos. Fazer isso vai garantir a umectação e hidratação dos fios porosos. E depois de fazê-lo, siga com a lavagem normalmente.  

Dê atenção não apenas aos fios mas também ao couro cabeludo. Porque se você não cuidar direitinho dele, pode ter problemas como caspas, coceira ou no pior dos casos feridas. Por isso, nada de ir dormir com o cabelo molhado, 

Quando for secar o cabelo, evite ficar esfregando a toalha pois isso pode deixar ele quebradiço. Nessa hora use uma toalha de microfibra ou camiseta de malha e faça movimentos como se estivesse "amassando" ele delicadamente para eliminar a umidade.

Cabelos tipo 4: crespos

Apesar de os cabelos crespos terem uma aparência de forte e resistente, eles na verdade são os mais frágeis e delicados entre todos os tipos de cabelo. Os fios podem seguir um padrão “ziggy”, ou não seguir nenhum padrão, assumindo uma aparência “felpuda”. 

Esse tipo de cabelo também experimenta uma extrema secura e necessita de proteção e hidratação eficientes. Certifique-se de dormir com uma touca de seda ou cetim para prevenir contra emaranhados, nós e quebra.

cabelos tipo 4a
Cabelos tipo 4a

cabelos tipo 4c
Cabelos tipo 4c

cabelos tipo 4b
Cabelos tipo 4b
Dicas para cuidar dos cabelos crespos: esse tipo de cabelo possui várias possibilidades de estilos para o ano todo. Mas seja qual for o visual que você escolha para ele, certifique-se de usar produtos saudáveis para proteger os fios contra elementos naturais.

Para manter os cachos definidos, um ativador de cachos é muito bem vindo. Tenha um com você para dar uma borrifadinha de vez em quando no decorrer do dia.

Evite pentear o cabelo de manhã. Ao invés disso, passe os dedos entre seus cachos e usando um produto adequado para ativá-los. Pode ser um creme de pentear ou óleo sem enxágue. E nem pense em pentear ele seco, senão ele vai ficar armado!

No combate ao ressecamento, realize hidratações semanais com máscaras de aminoácidos de trigo e manteiga de carité.

E agora? Já sabe qual tipo de cabelo cacheado é o seu?

Ok, chegamos ao fim do artigo e espero que também ao fim das suas dúvidas sobre seu tipo de cacho. Mas se você ainda tem alguma perguntinha sobrando ou quiser deixar sua opinião, escreve um comentário para mim.

Beijo da Leidy e até o próximo post!

Veja também:
4 maravilhosos produtos para usar nos cabelos em transição
Atualização: 7 meses de transição capilar
Como cuidar dos cabelos cacheados no dia a dia
Transição capilar: quanto custa para deixar os cabelos cacheados?
Atualização: 1 ano de transição capilar



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...