Como Cuidar Dos Cabelos Cacheados Com O Método Curly Girl [parte 1]

Olá querida cacheada!

Estou trazendo para você e seu cabelo mais um artigo novinho! Só que dessa vez, não um artigo qualquer, mas uma série especial para você aprender a cuidar dos seus cachos com o método Curly Girl.

Esse método é mais focado em cuidar dos cabelos utilizando condicionador, portanto o shampoo aqui é deixado mais de lado (no poo). Então, se você é uma adepta ao no poo, esse artigo é para você!

Mas antes de continuar, deixa eu fazer uma observaçãozinha:

Todos os créditos desse artigo vão para as autoras do livro O Manual da Garota Cacheada, a Lorraine Masey e Michelle Bender, de onde todo o conteúdo que você está prestes a ler foi retirado.

A única coisa na qual fui responsável nesse artigo, foi remover algumas partes que apenas deixariam o texto mais longo, e formatá-lo de modo a proporcionar para você a leitura mais agradável possível.

Porém tudo que você precisa saber para cuidar dos seus cabelos cacheados através do método Curly Girl está exatamente descrito no texto à seguir.

Pronto, tudo explicadinho agora podemos ir em frente!

método curly girl cabelos cacheados
Hora de cuidar dos seus cabelos cacheados do jeito que eles merecem!

O método Curly Girl: criando uma rotina diária de cuidados

O erro que a maioria das cacheadas comete está na limpeza e na modelagem do cabelo, pois a parte mais importante de amar e aceitar seus cachos começa no chuveiro.

Adotar esse regime diário de cuidados com o cabelo significa desaprender uma série de suposições que você tem sobre o que é "boa" higiene do cabelo, como usar shampoos ou a ideia de que a primeira coisa a se fazer no chuveiro é esfregar os cabelos.

Mas eu garanto que essa abordagem Curly Girl mudará sua relação com seu cabelo. O primeiro passo não ortodoxo consiste me jogar fora todas as embalagens de xampu do banheiro e se livrar do secador (a menos que você o use com um difusor), da chapinha, das escovas e do pente quente!

Vou lhe ensinar a manter seu cabelo e couro cabeludo limpos usando produtos sem sulfato ou, se não conseguir achar um desses, com um condicionador botânico (sim, você pode lavar seu cabelo com condicionador).

Quando você se livrar da dependência de shampoo, vai continuar a lavar e enxaguar o cabelo regularmente, mas de um jeito que vai mantê-lo hidratado e saudável.

Os fortes detergentes encontrados na maioria dos shampoos tiram a lubrificação do cabelo, deixando a cutícula em pé como guardas no portão, impedindo a poeira e os produtos químicos de saírem.

O cabelo cacheado é uma superfície seca e porosa que segura o shampoo repleto de detergente como uma esponja, dificultando o enxágue total.

Isso é um desastre para as fibras orgânicas do cabelo. Eles mantêm as cutículas fechadas durante o processo de limpeza, impedindo os fios de embolarem e permitem que qualquer impureza saia facilmente do cabelo no enxágue.

Não existe isso de só uma alisadinha...

Muitas cacheadas pensam que não há problema em usar secador e chapinha para alisar o cabelo de vez quando mas não é bem assim. Alisar os cabelos ocasionalmente é como fumar um cigarrinho de vez em quando: você ficaria surpresa com o estrago que pode ser feito apenas em uma vez!

Leva tempo para os cachos ganharem forma e ficarem como realmente são e basta uma "fritadinha" ou alisadinha para colocar todo a perder. Ao longo do tempo e com o tratamento adequado, os cachos ganham forma, ficam mais longos e o frizz desaparece. Você está no piloto automático,  a caminho dos cachos, e não quer perder o rumo!

Algumas cacheadas podem questionar se realmente é possível lavar o cabelo e o couro cabeludo sem shampoo com bolhas. Mas eu garanto que o método sugerido aqui (massagear firmemente toda a superfície do couro cabeludo em movimentos circulares) deixará tanto o cabelo quanto o couro cabeludo bem limpinhos.

A fricção da ponta dos dedos combinada ao shampoo sem sulfato ou condicionador vai soltar a poeira e os resíduos de produtos, deixando o couro cabeludo limpo, sem odores e com os cachos intactos.

Afinal, a fricção é um método comprovado de limpeza (pense na agitação da máquina de lavar). movimento também estimula o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, levando nutrientes para os folículos capilares e ajudando o cabelo a crescer e ficar saudável.


Agentes de sujeira

Quando falo em "produto para lavar o cabelo", sempre me refiro a algo sem sulfato. E quando digo "condicionador" eu me refiro a um condicionador botânico, enquanto o "gel" nunca tem ingredientes nocivos como álcool e silicone.

Às vezes eu falo em produtos para lavar o cabelo e condicionador alternadamente, porque, para algumas cacheadas, usar condicionador é tão bom quanto usar um produto específico para lavar.  


cuidados com os cabelos cacheados método curly girl

O básico para todo tipo de cacho

Independente do seu tipo de cacho, siga estas instruções gerais para lavar, condicionar, amassar e moldar o cabelo. Além disso, jogue fora as escovas e os pentes, mesmo aqueles que alegam ser feitos para cachos.

O ato de escovar ou pentear o cabelo interfere na formação dos cachos, fazendo com que eles se rompam ou se dispersem., fenômeno também conhecido como frizz!

Em vez disso, use os dedos para modelar o cabelo e, mesmo assim, apenas quando ele estiver molhado e repleto de condicionador, no chuveiro. Dessa forma, você respeita a localização de cada cacho frágil e o cabelo ficará mais fluído.

Lavagem

O procedimento de lavagem tem duas fases para todos os cachos: lavar o couro cabeludo e o cabelo para, depois, condicioná-lo. A frequência de lavagem e de condicionamento depende do seu cabelo e de que fase do processo.

cuidar dos cabelos cacheados com shampoo sem sulfato
Se estiver desapegando do shampoo, talvez seja bom manter a agenda habitual de lavagens e apenas substituir o shampoo normal por um produto sem sulfato ou por um condicionador botânico. Você pode não gostar da dieta sem bolhas, mas seu cabelo vai adorar.

Quando ele estiver mais saudável e hidratado, provavelmente você conseguirá lavá-lo  com menos frequência e apenas molhá-lo, indo direto para a etapa do condicionador adequado para seu tipo de cacho. Também é importante deixar o cabelo descansar de vez em quando e não prendê-lo a uma rotina engessada de lavagens excessivas.

Se você está começando com esta abordagem Curly Girl de cuidados para o cabelo, a quantidade de produtos que você usa, vai mudar à medida que os fios ficarem mais saudáveis.

Por exemplo, no início, talvez você precise usar muito condicionador, porque seu cabelo está seco e sedento. Depois, à medida que o cabelo ficar hidratado, você vai usar menos.

Como o humor dos cachos é muito afetado pelo tempo e pelo clima, talvez seja necessário ajustar a quantidade de produtos que você utiliza ao fazer uma viagem ou às mudanças das estações.

Em geral, quanto mais fechado ou seco for o cacho, mais condicionador botânico você vai precisar. O cabelo que foi danificado pelo "fritador", pelas tinturas ou alisamentos químicos absorve rapidamente o condicionador e precisa de mais.

Experimente quantidades diferentes até descobrir o que é melhor para seu cabelo, mas opte sempre por usar mais condicionador do que menos.

Condicionamento

Para a maioria dos tipo de cacho, sugiro deixar um pouco ou todo condicionador no cabelo. Sei que isso parece heterodoxo, especialmente por estarmos tão condicionadas a enxaguar cuidadosamente por medo de o produto deixar o cabelo pesado.

Mas o cabelo cacheado precisa dessa umidade para se manter hidratado e sem frizz. Além disso, a palavra "oleoso" quase nunca é relevante para um cabelo cacheado. Outras temem que manter o condicionador possa deixar o cabelo duro ou grudento, mas isso não vai acontecer se você encontrar o produto certo.

Na verdade, o truque predileto das garotas com alto fator de frizz e cachos densos e fechados é não enxaguar o condicionador.

Por que?

Porque, quando você retira o excesso de água com um papel toalha ou toalha de microfibra, é o mesmo que enxaguar: o cabelo absorve naturalmente o condicionador de que precisa para ficar hidratado e libera o que não precisa.  

Nas seções dedicadas ao condicionador para cada tipo de cacho, sugiro aplicar o condicionador com os dedos, de cima para baixo. Se você tiver o cabelo comprido, siga este passo amassando o cabelo na direção do couro cabeludo.

Esse movimento no sentido oposto vai estimular e reintroduzir o padrão de cacho inerente ao seu cabelo. Geralmente uso as palavras "comprimir e amassar" para descrever o processo de passar o condicionador nas pontas, amassando em direção ao couro cabeludo.

Isso geralmente libera um resíduo leitoso contendo excesso de água e condicionador. Se o cabelo fizer um ruído leve e parecer viscoso como alga marinha molhada significa que a "penetração da hidratação" foi um sucesso.

método curly girl  usar  condicionador para hidratar os cabelos
Um punhado generoso de
condicionador dá aos cachos a
hidratação capaz de
enfrentar o frizz.

Amassar

Nunca  seque os cachos com uma toalha comum, pois ela vai absorver muita umidade e o tecido áspero vai desarrumar a cutícula sensível no cabelo, causando frizz. Recomendo usar papel toalha, uma camiseta velha de algodão ou uma toalha de microfibra.

Gire levemente o tecido enquanto passa no cabelo, da maneira como secaria um suéter em uma toalha depois de lavá-lo, pois as preciosas fibras capilares necessitam do mesmo carinho e cuidado.

"Amassar e apertar" é como eu descrevo o movimento de amassar debaixo para cima, com uma toalha de microfibra, na direção do couro cabeludo, para absorver a umidade extra.
cuidar dos cabelos cacheados como enxugar corretamente
Use uma toalha de papel, uma camiseta velha de algodão
ou uma toalha de microfibra para absorver a umidade
dos cachos.

Modelagem

O gel é uma importante parte da rotina de cuidados de toda garota cacheada. Pois dá um formato que é, ao mesmo tempo, suave ao toque.

À medida que o cabelo começa a secar e o gel endurece, não se espante o gel cristalizado ou com a "camada de gel". Ele ajuda a manter a formação natural do cacho até o cabelo secar, protegendo as fibras de elementos externos como vento e umidade.

Quando o cabelo estiver completamente seco, você poderá retirara camada de gel mexendo a cabeça para frente e amassando levemente o cabelo em direção ao couro cabeludo.

Como resultado, você terá cachos macios, definidos e palpáveis. É importante usar um gel sem álcool nem silicone, pois ele permanecerá no cabelo por dois ou três dias.

Observação: há para cada tipo de cacho foi estabelecido um tempo estimado para a duração de lavagem e modelagem. Esse período ficará mais curto à medida que o cabelo estiver mais saudável e hidratado.

Ser cacheada não é o bastante. O cabelo bonito e saudável é resultado, primeiro, da aceitação dos cachos e suas tendências naturais, depois, do trabalho com eles e da disciplina na rotina  diária de cuidados. Lembre-se: você é a guardiã do pequeno jardim no alto de sua cabeça, que reflete seu cuidado com ele.


Acabou! (apenas por enquanto...)

Ok, vou parar por aqui porque o artigo já está ficando bem grandinho. E olha que isso é só o começo!

Fique ligadinha no blog que em breve você terá a aqui a segunda parte desse especial sobre o método Curly Girl!

Você verá passo a passo como cuidar de cada tipo de cacho na hora do banho, o produto que irá usar e a forma correta de fazê-lo, a secagem, o tempo necessário para cada um  e dicas como a limpeza pontual, ou o uso de prendedores que trarão ótimos benefícios aos seus cabelos e outras.


Veja também:
4 maravilhosos produtos para usar nos cabelos em transição
Atualização: 7 meses de transição capilar
Como cuidar dos cabelos cacheados no dia a dia



Um comentário:

  1. Amei as dicas, cuidar dos cabelos cacheados é fundamental!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...